Barcelona, cidade das artes e da diversidade

 A capital da Catalunha foi o destino escolhido para a nossa primeira viagem juntos. O Diogo nunca lá tinha estado, e eu, apaixonada por Barcelona, não pensei duas vezes. A “cidade de Cerdá” é perfeita para uma escapadela. O budget era limitado e os dias também, por isso optámos por caminhar pelos vários bairros e visitar os monumentos mais conhecidos.

Comprámos o passe Hola BCN, que nos permitia usar os vários transportes disponíveis, por um número ilimitado de viagens, durante aqueles quatro dias. O passe foi muito útil para nos deslocarmos entre zonas díspares do centro, mas confesso que pouco o usámos. Os quarteirões planos com largos passeios, levaram-nos a percorrer a cidade sem darmos por isso.

E este é um dos pontos que mais me agarra a Barcelona. A majestosidade das avenidas nobres, a limpeza das ruas e os vários passeios pedonais e ciclovias fazem com que o fluxo de pedestres seja quase equivalente ao dos veículos. A arquitetura das fachadas modernistas e o contraste dos bairros populares, que ao mesmo tempo unem-se e fazem desta uma cidade carismática, alegre e universal. Sim porque lá, a diversidade de culturas é imensa, a quantidade de turistas aumenta a cada dia e, em simultâneo, vive-se um ambiente calmo e descontraído, onde somos sempre muito bem-recebidos.

Não consigo encontrar momentos menos bons desta viagem; foi incrível. Começando pelo hotel, o Room Mate Gerard foi o alojamento escolhido. Aproveitámos a promoção de abertura e reconheço que ao início fiquei com receio que pudéssemos encontrar um hotel ainda em obras ou com algumas fragilidades no atendimento, mas quando lá chegámos, ficámos rendidos. A localização era a melhor: entre a Praça da Catalunha e o Arco do Triunfo. O atendimento foi 5 estrelas e o design, contemporâneo e apaixonante.

Como adoramos tapas, procurámos na aplicação Foursquare algumas recomendações sobre restaurantes e acertámos em cheio. Na primeira noite fomos jantar ao Elsa & Fred Gastrobar, uma reinvenção do clássico bar de tapas com uma cozinha altamente criativa e uma sangria engarrafada com a marca do outro restaurante da família, restaurante esse que fomos na noite seguinte, chamado Casa Lolea. Não são espaços baratos, é verdade, mas para quem valoriza a degustação de novos sabores aconselho vivamente. Não me consigo esquecer do risotto de massa pevide com trufas que experimentei na Casa Lolea, nem mesmo do tártaro de atum com uvas e crocante de arroz negro do Elsa & Fred.

Para os amantes de Arte e Arquitectura, vale a pena perderem-se nos vários bairros… Gracia, Gótico, Barceloneta e Eixample… passear por Montjuic e passar pela Fundação Joan Miró, para além de visitarem o Museu Picasso e, o mais importante, deslumbrarem-se com o legado de Antoni Gaudi, entre outros, a La Pedrera e a Sagrada Familia, que para mim em particular impressionou pela sua grandiosidade e complexidade arquitectónica.

Recomendo: Comprar os bilhetes para monumentos como a Sagrada Família, Parque Guell e Casa Batló online. ( Uma vez que ao comprarem os bilhetes terão que escolher um dia e horário especifico, façam um plano prévio de viagem, visitando por zonas).

Foram quatro dias intensos que recordamos com carinho e muita vontade de voltar.

Muitos beijinhos, obrigada e até ao próximo post!

 

Share:

6 Comments

  1. Maria Teresa Oliveira
    Novembro 5, 2017 / 10:43 pm

    Muito bom… As fotos estão muito bem tiradas e a descrição bem conseguida.
    Votos de muito sucesso.

    • Catarina
      Novembro 6, 2017 / 11:18 am

      Muito obrigada Teresa, um grande beijinho 🙂

  2. Margarida Gallego
    Novembro 6, 2017 / 7:39 pm

    Óptimo trabalho !!! Da logo vontade de agendar a próxima viagem a Barcelona .
    Parabéns Catarina !!!
    5*
    Beijinhos

    • Catarina
      Novembro 6, 2017 / 10:30 pm

      Querida Margarida, ainda bem que gostaste!
      Um grande beijinho e obrigada

  3. José Garvao
    Novembro 7, 2017 / 1:20 am

    Mt fixe, adoro Barcelona, boas recordações de uma ida com a tia Lurdes… no regresso ficamos na vossa casa linda da 5 de Outubro, bjinhos Sra Arquitects

  4. Filipa Oliveira
    Novembro 9, 2017 / 9:04 am

    Fiquei com vontade de voltar a Barcelona 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *