Design matters

A otimização do espaço, o conforto e a luz em conjunto com a preocupação estética, torna-se fundamental nos dias de hoje para que nos sintamos bem no sítio onde habitamos. O design de interiores é uma área que adoro e que pretendo complementar com a minha profissão de arquiteta. Não só é super atraente aos nossos olhos estarmos numa divisão bem decorada e planeada como nos convida rapidamente a ficar e disfrutar do ambiente.

Partilhando um pouco da minha intimidade convosco, vou confessar-vos que tenho uma paixão por hotéis boutiques e turismos rurais, pelas razões que citei e por isso, quando fomos a Barcelona, tivemos o cuidado de escolher um hotel que se destacasse. É dele que vos falo agora.

Cada hotel da cadeia Room Mate tem um design único. No caso do Room Mate Gerard, o projeto é da autoria do designer Jaime Beriestain. Com escritório em Barcelona, o designer de interiores chileno, tem a sua própria produção de artigos de mobiliário de design, estando algumas peças nas várias divisões do hotel.
 
Beristain optou por criar um contraste entre tons escuros e neutros e elementos decorativos cheios de cores fortes como esculturas e fotografias de vários artistas contemporâneos que claramente se destacam e conferem autenticidade ao espaço arquitetónico. O conforto e design foram as prioridades do salão principal e por todo o hotel. A fim de garantir o conceito de luxo, nota-se que houve um enorme cuidado na escolha dos materiais, usou-se betão, mas também, muita madeira, mármore e terrazo ( material com uma combinação interminável de cores e padrões, muito resistente e de aspeto nobre).
 
Um dos pormenores, para mim, mais trabalhado, é a luz, que parece desempenhar um papel fundamental no projeto. A iluminação subtil traçava o caminho para os quartos como se fosse contando uma história através de pontos de luz diferentes e cada um, com um candeeiro diferente. Reparei também em várias entradas de luz zenital que iluminavam os espaços sociais, como pátios interiores.


Esta estadia serviu claramente para me inspirar e perceber as várias conjugações que podem ser feitas em futuros projetos ou mesmo em casa… sim, porque hoje em dia, todos nós temos um pouco de decoradores dentro de nós que aplicamos no dia a dia e nas nossas casas. Espero que vos inspire também.

Aproveitei para pesquisar mais um pouco sobre o designer Jaime Beristain e o seu trabalho, e descobri que está prevista a abertura, em 2018, de um hotel boutique em Lisboa, chamado “The One” Palácio da Anunciada 5*, cujo projeto de interiores é também de sua autoria. Fiquei ansiosa para poder visitar e quem sabe, mostrar-vos no blog.
 
Até ao próximo post, beijinhos.

(Todas as imagens foram retiradas do site oficial do hotel).

Share:

1 Comment

  1. Antonia serisier
    Novembro 12, 2017 / 8:56 am

    Adorei, fique com umas vontades malucas de conhecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *